Criamos este guia completo que lista não só a melhor plataforma de e-commerce de 2022, mas também serve para te apresentar outras plataformas que possivelmente você ainda não conheça.

A lista foi preparada por nossos profissionais com mais de 15 anos de experiência em e-commerce, pessoas que vivem diariamente os desafios das vendas online e que trabalham diariamente com dezenas de clientes espalhados pelo Brasil. 

Ao contrário de outras listas disponíveis na web, esta é voltada especificamente para o mercado brasileiro e leva em consideração a existência de módulos, plugins, integrações e funcionalidades que fazem sentido aos empreendedores brasileiros.

A lista está dividida em duas partes, a primeira com as plataformas proprietárias, ou seja, aquelas que são disponibilizadas por empresas no formato de aluguel. A segunda parte traz a lista de plataformas open source, ou seja, de código-fonte livre e que permitem uma maior flexibilidade.

Caso tenha alguma dúvida sobre esta lista, deixe o seu comentário na publicação!

Plataformas Proprietárias

As plataformas proprietárias são softwares e sistemas desenvolvidos por empresas e disponibilizados aos lojistas no formato de locação. Você é dono do domínio e dos produtos, mas não tem propriedade sobre a plataforma, que é alugada mensalmente para você. 

A grande vantagem das plataformas proprietárias está na facilidade de início, uma vez que a loja virtual já está pronta para receber os produtos e começar a ser personalizada, além de ter um custo inicial muito mais baixo em relação às plataformas de código-fonte livre (open source), que ainda têm de ser instaladas, configuradas e personalizadas para atender às suas necessidades.

Conheça a lista com as principais plataformas de e-commerce proprietárias do Brasil:

Loja Integrada

Loja Integrada

A Loja Integrada é uma das maiores plataformas de e-commerce do Brasil e da América Latina e está no mercado desde 2013. De propriedade da VTEX, você pode usar a Loja Integrada para iniciar o seu e-commerce sem nenhum investimento mensal em seu plano gratuito. 

Com o crescimento do seu e-commerce, há planos que acompanham as suas necessidades e partem de R$ 49 mensais.

Dentre as principais funcionalidades disponíveis nos planos pagos, destacamos:

  • Suporte técnico por Whatsapp
  • Integração com o Google Shopping
  • Temas gratuitos para usar no layout da sua loja virtual
  • Checkout transparente, Mercado Pago, Pix, PagSeguro, Paypal, Pagar.me, dentre outros
  • Integração com os Correios, Frenet e Melhor Envio
  • Integração com Bling e TinyERP
  • Integração com vários hubs de marketplaces

Nuvemshop

Nuvemshop

A Nuvemshop nasceu em 2011 e está entre as plataformas de e-commerce mais usadas do Brasil. Ganhou notoriedade recente por conta das rodadas de investimentos em que injetaram capital intensivo na empresa. 

A Nuvemshop foi criada com o sistema de aplicativos e integrações, que permitem expandir as funcionalidades de sua loja virtual com a facilitada ativação destes aplicativos no seu painel de controle.

Uma das funcionalidades mais solicitadas pelos usuários da Nuvem Shop é a integração de vendas através de redes sociais, que permite facilmente o checkout dos produtos na loja virtual quando estes são divulgados e integrados às mídias sociais do lojista.

A partir de R$ 49,90 mensais você tem acesso a um grupo de funcionalidades, que podem ser incrementadas nos planos maiores, disponibilizando:

  • Sem limites de produtos, vendas ou acessos
  • Integração com Correios, Loggi, Envio Fácil e Melhor Envio
  • Checkout transparente e integração com PagSeguro, Mercado Pago, Paypal, Wirecard, dentre outros métodos de pagamento
  • App para iOS e Android que facilita a gestão da loja virtual
  • Integração direta com marketplaces
  • No plano intermediário, integração com Facebook e Instagram Shopping

Tray

Tray

A Tray está entre as primeiras plataformas de e-commerce lançadas no Brasil, sendo hoje de propriedade da Locaweb, a maior empresa de datacenter da América Latina.

A robustez é um dos principais pontos de vantagem da Tray, uma vez que está no mercado há mais de uma década e proporciona aos lojistas uma plataforma robusta e estável. 

A partir de R$ 69 mensais você tem acesso a uma plataforma que contempla as seguintes funcionalidades (algumas podem estar presentes apenas em planos mais caros):

  • Integração com Instagram Shopping, Facebook Store e Google Shopping
  • Dropshipping do Aliexpress
  • Tiktok Ads
  • Integração direta com mais de 20 marketplaces
  • Integração com Pixel do Facebook e Pixel do Google
  • Checkout Transparente com a possibilidade de integração direta com Rede, Cielo e Getnet

Shopify

Shopify

Criada em 2004 para servir como plataforma para um e-commerce de venda de snowboards no Canadá, a Shopify atende o mercado brasileiro com um site em português, mas com cobrança exclusiva em dólares americanos.

A plataforma da Shopify se diferencia pela sua fluidez e por um conceito clean, ou seja, a navegação é muito mais facilitada do que em outras plataformas, além do código ter sido desenvolvido de uma forma muito mais enxuta. 

Há mais de 70 modelos de layouts disponíveis para o mercado brasileiro, além de algumas integrações com métodos de pagamento nacionais que são desenvolvidas pela equipe Shopify. 

Conheça as principais funcionalidades da plataforma canadense a partir de US$ 14 mensais:

  • Integração com Coinbase para pagamentos em Criptomoedas
  • Mercado Pago, PagSeguro e Paypal
  • Recuperação de carrinhos abandonados
  • Facilidade de envios e vendas internacionais diretamente na plataforma
  • Multi idiomas e multimoedas
  • Dropshipping nativo para diversas plataformas
  • Alta otimização de SEO da plataforma

Moovin

Moovin

A Moovin é uma plataforma brasileira que foca numa nova experiência de apresentação dos produtos e venda através do e-commerce. Com integrações diretas com marketplaces e um novo conceito de fidelização dos compradores, é uma novidade no mercado nacional dentre as plataformas mais populares.

A aposta da Moovin está em seu processo de checkout facilitado, melhorando, segundo eles próprios, até 70% do tempo de compra dos clientes no seu e-commerce.

Wix

Bônus: Wix

O nosso primeiro bônus das plataformas proprietárias fica por conta do Wix. A simpática plataforma de criação de sites também disponibiliza aos seus usuários a possibilidade de criação de uma loja virtual. 

No Brasil, é possível vender os seus produtos através de várias formas de pagamento, como: WIX Payments, Juno, Mercado Pago, PagSeguro e Paypal.

Criar uma vitrine de produtos com a Wix é uma tarefa muito fácil e pode ser feita em poucos minutos de maneira intuitiva. 

Vtex

Bônus: VTEX

A VTEX é pioneira no e-commerce brasileiro e é a maior plataforma de e-commerce da América Latina. Voltada para lojas virtuais de médio e grande portes, atende milhares de empreendedores diariamente.

A plataforma da VTEX, apesar de proprietária, pode ser personalizada de acordo com as necessidades dos lojistas, dentro de um conceito de desenvolvimento e códigos desenvolvidos pela própria VTEX. 

Trabalhando com centenas de parceiros espalhados pela Brasil e pela América Latina, é possível adicionar novas funcionalidades e recursos à sua loja virtual através da loja de aplicativos VTEX.

Os planos da VTEX iniciam-se em R$ 2.750 mensais e, como dissemos, são voltados para lojas virtuais de médio e grande portes.

Plataformas Open Source

Já falamos sobre as plataformas proprietárias, chegou então o momento de falarmos das plataformas open source. Apesar de serem mais complexas e terem a necessidade de instalação e configuração, muitos empreendedores dão preferências a estas plataformas, pois tornam-se de fato donos das mesmas.

Ao contrário das plataformas proprietárias, quando se criam lojas em plataformas open source elas serão de sua propriedade, ou seja, você poderá hospedar estas lojas virtuais onde bem desejar e alterá-las posteriormente para atender às suas necessidades.

Recomendamos, no entanto, que você escolha bem os parceiros que serão os responsáveis pela criação de sua loja virtual open source, pois este é um passo fundamental para evitar dores de cabeça durante o desenvolvimento e no pós-venda, no suporte técnico da plataforma. 

Vale uma menção honrosa ao OsCommerce, plataforma de e-commerce desenvolvida por um profissional alemão no início dos anos 2000 e que serviu como inspiração para o desenvolvimento das plataformas open source que seguiram nos anos subsequentes.

Vamos à lista de plataformas!

Magento 2

Magento 2

O Magento foi publicado oficialmente em 2008 e tornou-se muito popular no mundo no decorrer dos anos 2010 em diante. No Brasil, popularizou-se através do UOL HOST, que hospedou mais de 20 mil lojas virtuais criadas na plataforma Magento.

A Agência SOFT surgiu em 2010 com o desenvolvimento de lojas virtuais Magento no UOL e em 2012 passou para o desenvolvimento próprio de lojas Magento open source, tendo criado mais de 700 lojas virtuais em quase 10 anos de atuação com a plataforma, até o fim de 2019.

O Magento hoje é de propriedade da Adobe, a mesma proprietária do Photoshop, já tendo sido de propriedade do eBay em anos anteriores. 

Em sua versão 2, o Magento mudou completamente a sua base de códigos e o seu método de desenvolvimento. É conhecido no mercado por ser a plataforma de e-commerce mais robusta e confiável, apesar de exigir dos seus técnicos e programadores uma certa experiência para tirar o seu melhor proveito.

Também é conhecida por ser uma plataforma pesada, de modo que a escolha da plataforma de hospedagem tem de ser pensada com uma certa dedicação, para que o servidor tenha a melhor performance possível.

É, em nossa opinião, a melhor plataforma de e-commerce do mundo quando o assunto é nível de personalização e confiabilidade.

Já teve uma comunidade de desenvolvedores maior, quando ainda estava em sua versão 1 (2018 e anos anteriores), mas ainda conta com uma comunidade envolvente e profissionais que melhoram a plataforma a cada dia.

WooCommerce

WooCommerce – WordPress

O WooCommerce nasceu como um simples plugin, um módulo de funcionalidades para o WordPress, a plataforma de CMS (gerenciamento de conteúdo) mais utilizada do mundo.

Atualmente o WooCommerce conta com um nível de personalização e robustez muito grandes, sendo hoje uma das plataformas de e-commerce open source mais usadas no Brasil por micro e pequenos empreendedores.

De fácil instalação no WordPress e com módulos e plugins que se instalam com um simples clique, tem em vantagem em relação ao Magento a facilidade de gerenciamento e a possibilidade de ser utilizada sem o suporte ativo de um profissional técnico.

São centenas de plugins disponíveis atualmente para o mercado brasileiro, como integrações com métodos de pagamento, métodos de envio, além de funcionalidades que expandem o seu WooCommerce para um novo nível de venda online.

Presta Shop

Presta Shop

O Presta Shop é uma plataforma de e-commerce francesa que já foi muito popular no Brasil no fim dos anos 2000. Concorreu ativamente com o Magento no seu nascimento e com a antiga plataforma OpenCart (citada logo abaixo), mas perdeu espaço no país, mantendo a sua popularidade em países europeus.

O PrestaShop é conhecido pelo seu padrão de desenvolvimento, um mix entre o WooCommerce e o Magento, ou seja, apesar de ter muitas funcionalidades “plug and play”, ainda é mais complexo de gerenciar do que o WooCommerce. 

Conta com uma pequena mas ativa comunidade de desenvolvedores brasileiros, sendo possível também encontrar muitas referências em inglês, pois os seus utilizadores estão mais concentrados no continente europeu.

Ao contrário do Magento, possui módulos oficiais desenvolvidos pela própria equipe do PrestaShop, que também se responsabiliza pelo suporte técnico dos módulos desenvolvidos. 

Open Cart

Open Cart

O Open Cart já foi muito popular no Brasil, mas perdeu espaço pela popularização do Magento e do WordPress (e seus plugins de e-commerce) no início dos anos 2010. 

Hoje com pouco uso, é escolhido principalmente por desenvolvedores que já tiveram experiência anterior com a plataforma, no entanto é de baixa popularidade no país. 

Ainda há uma comunidade ativa de desenvolvedores, mas muito menor do que as comunidades do WooCommerce e Magento.

Conta com funcionalidades e módulos desenvolvidos principalmente para o mercado norte americano, sendo possível criar módulos e funcionalidades para o mercado brasileiro ou mesmo encontrar, com certa dificuldade, módulos desenvolvidos por profissionais nacionais. 

Por exemplo: No marketplace de módulos do próprio Open Cart, é possível encontrar integrações com Pagar.me, PagSeguro, Correios e Mercado Pago.

Drupal

Drupal

O Drupal, das plataformas citadas, é a plataforma que mais se manteve com um padrão “open source comunitário”, derivando menos para um padrão “corporativo” ou comercial.

Criado no ano 2000, é considerado um dos “pais” do CMS mundial, tendo surgido anos antes do mais famoso CMS em utilização, o WordPress.

Apesar de ser uma plataforma de CMS, é muito utilizada por desenvolvedores mundo afora para a criação de catálogos virtuais e mesmo sistemas de checkout, em que aproximam a plataforma a um modelo tradicional de e-commerce.

Zen Cart

Bônus: Zen Cart

A primeira menção bônus das plataformas open source vai para o Zen Cart. A plataforma nasceu como uma divisão do OsCommerce no ano de 2003, tomando outros rumos no desenvolvimento pela equipe que seguiu os “dissidentes”. 

Ainda hoje é usado por muitos profissionais desenvolvedores saudosistas da plataforma e que conseguem tirar proveito do código da plataforma.

A disponibilidade de módulos, no entanto, acaba por ser muito limitada para o mercado brasileiro, de modo que recomendamos que você faça a utilização de outras plataformas open source mencionadas neste artigo.

Artigo Atualizado com Frequência

Apesar desta lista ter sido criada com exclusividade para mencionar as melhores plataformas de e-commerce de 2022, ela é atualizada com frequência, portanto acesse-a regularmente para conhecer novas plataformas ou modificações na lista.

Quer ter a sua plataforma listada aqui?

Se você é responsável por uma plataforma de e-commerce e gostaria de vê-la listada aqui, envie-nos um e-mail para [email protected] e teremos o maior prazer em analisar e publicar a sua plataforma em nossa lista!

A imagem principal deste artigo é de autoria de @igormiske