As estratégias tradicionais de SEO não se mostram mais suficientes para melhor indexação e posicionamento no Google. Atentas às novas métricas e nos algoritmos dos buscadores, muitas empresas tem apostado na sinergia entre SEO e UX (usabilidade) – a SOFT é uma delas!
Palavras-chaves e alta quantidade de links: era nisso que se baseavam os planejamentos da otimização de buscadores. Por mais que sejam pontos importantes e que devem sempre ser considerados, muitos outros elementos mostram-se relevantes para o posicionamento nos mecanismos de busca, com destaque para a experiência do usuário.
É nisso que se baseia o UX – como o usuário vê o seu site e o ato de navegar no mesmo. Mas… No que necessariamente se implicam as estratégias de SEO UX? Quais as diferenças para as tradicionais? Por que devo me preocupar com isso?
Respondemos a seguir!
A diferença entre SEO e UX
Como já explicado em publicações anteriores, SEO significa Search Engine Optimization, ou Otimização de Mecanismos de Busca, numa tradução livre. Sua base se encontra nos esforços em influenciar a inteligência artificial do Google a indexar determinada página e, com isso, posicioná-la melhor nos resultados das buscas.
Isso é feito através de dois tipos de análises: uma mais técnica, voltada para otimização de palavras-chaves, URLs eficientes, números de links, dentre outros; e outra focada na usabilidade, que inclui tempo de carregamento da página, design responsivo (compatível com dispositivos móveis), formato do conteúdo, dentre outros.
O UX, por sua vez, significa User Xperience (um joguete com a palavra Experience, que significa experiência em inglês). Logo, compreendemos que a atenção do SEO UX se volta exclusivamente para a experiência do usuário ao navegar numa página.
Certo, nós já explicamos isso no começo da publicação, mas como essa análise se dá e o que podemos fazer nesse sentido para fornecemos uma boa experiência de navegação para os usuários?
Todo tipo de interação gera um resultado, que pode ser positivo ou negativo. Sendo assim, o UX estuda puramente a interação dos usuários (e leia aqui potenciais consumidores com poder de compra) com uma determinada marca, produto ou serviço.
Qualquer elemento que pode impactar essa interação é analisado pelo SEO UX. Por isso, a ideia aqui é tirar o foco da tecnologia e pensar exclusivamente nas pessoas, trazendo a tecnologia como aliada nesse processo.
Por que o SEO UX é importante?
Os profissionais da área – como nós – percebemos que o foco do robô do Google está no comportamento dos usuários e naquilo que é relevante para eles. Sendo assim, diversos novos algoritmos foram surgindo e, com o passar do tempo, assumindo protagonismo.
O tempo de permanência e a consequente taxa de rejeição são bons exemplos. Se um usuário não fica muito tempo em determinado site, compreende-se que:
- – O site não forneceu uma experiência satisfatória de navegação;
- – O site não trouxe nada de relevante para o usuário que o acessou.
Por conta disso, a bounce rate (ou taxa de rejeição) tornou-se um dos piores inimigos de qualquer planejamento de SEO. Ela é impactada diretamente pelo tempo de carregamento – e recentes pesquisas trazem um dado assustador nesse sentido: após o terceiro segundo de espera pelo carregamento de uma página, 40% dos usuários abandonam o site.
É assustador pensar que você tinha o produto ideal a disposição, mas não trouxe as condições necessárias para apresenta-lo ao consumidor, não?
Experiência de navegação é tudo. E, segundo Peter Morville, presidente da Semantic Studios, essa experiência encontra suas bases em sete pilares distintos. Vamos conhecê-los?
- – O conteúdo deve ser útil ao usuário.
- – A apresentação desse conteúdo deve ser facilitada.
- – O site deve apresentar um visual (fontes, design, fotos) atraentes.
- – O site deve ser encontrado com facilidade.
- – A acessibilidade do site deve ser de cem por cento, independente da situação do usuário.
- – O conteúdo do site deve ter algum valor para o usuário.
- – A página deve ser encarada como uma referência no segmento pelo usuário.
Cientes disso, concluímos que o SEO UX alia dois grandes objetivos: o bom posicionamento do site nos buscadores e a percepção que o público tem do site como um todo e, consequentemente, da marca.
O que fazer nas estratégias de SEO UX?
Na SOFT, os pontos que analisamos para trabalhar corretamente com SEO UX são os seguintes:
- – Posicionamento dos elementos.
- – O quão atrativos são os títulos, subtítulos e fotos.
- – Informações de destaque.
- – Preços dos produtos ou serviços.
- – Textos informativos.
- – Todos os elementos presentes num processo de compra por parte do usuário.
- – Fluidez da página.
- – Quantidade de informações disponíveis, evitando pecar pelo excesso.
- – Facilidade em todos os elementos de pós-venda.
E muitos outros. Resumidamente, tudo que impacta a experiência de navegação é analisado, transcrito em um relatório e, por fim, tornam-se partes valiosas do planejamento de manutenção do site.
Você já ouviu falar sobre SEO UX? Compreende como esse serviço pode ajudar sua empresa a crescer e faturar mais?
Caso tenha dúvidas, não deixe de nos contatar!
Carlos Zamora
Quase 20 anos de experiência em web e 15 anos de experiência em e-commerce, com foco em Magento (desde 2008) e WooCommerce (Wordpress). Mais de 10 anos de experiência de trabalho diário com SEO.
Ex-palestrante do UOL, especialista na IBM, Banco Real, ABN Amro, Santander e HostDime.com Inc. (EUA) | Trabalha na Agência SOFT a partir de Nelas, Portugal.
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