Quando você tem uma loja física o seu potencial cliente pode encontrar sua marca ao passar por ela na rua. Ele olha e identifica se faz sentido para ele. Agora, quando falamos sobre loja virtual não é bem assim que funciona. O cliente pode conhecer a sua marca e procurar por você online, mas você não pode depender apenas disso. Ou seja, você precisa traçar estratégias para que sua loja seja encontrada por novos clientes na internet. Por isso, o marketing digital para lojas virtuais é essencial. Afinal, esse é o papel dele quando bem feito.

E para ajudar você a usar essa estratégia da melhor forma possível, separamos 5 passos importantes do marketing digital que farão diferença na sua loja virtual. Acompanhe!

Como aplicar o marketing digital para lojas virtuais

Não tem como fugir do mundo digital. Mesmo que a sua marca tenha um espaço físico, a melhor estratégia é ampliá-la para o online. Afinal, muitos consumidores que já compravam online mantiveram e até aumentaram esse hábito de consumo. E aqueles que eram adeptos à compra física se viram obrigados a migrar para o digital devido a pandemia.

De acordo com a Serasa Experian, o Brasil é o país que mais cresceu quando o assunto é compras online de produtos domésticos. Ou seja, fugir do digital não é uma opção. E você precisa alinhar isso aos 5 passos importantes para implementar o marketing digital para lojas virtuais que separamos.

Estruturação e planejamento

O primeiro passo é preparar toda a estrutura da sua loja virtual. Antes de lançá-la é preciso ter certeza que o seu site está preparado para receber seus clientes. Então, faça um planejamento e liste tudo que é necessário para o lançamento.

Um ótimo marketing não é a solução para um mau funcionamento de site. Ou seja, tudo precisa estar alinhado. Por exemplo: escolha da plataforma, selos que garantam a segurança do cliente, métodos de pagamento, logística, usabilidade do site, entre outros pontos importantes.

É preciso incluir todas as etapas detalhadas no planejamento e não se esqueça de colocar datas para cada fase. E o mais importante: você precisa seguir tudo que planejou.

 

Foto de Startup Stock Photos no Pexels
Foto de Startup Stock Photos

Público-alvo para o marketing digital para lojas virtuais

Para que uma estratégia de marketing digital realmente funcione é essencial conhecer o seu público. Você precisa ter claro algumas características importantes que fazem o seu marketing atingir as pessoas certas, ou seja, aquelas que de fato comprarão de você.

Conhecer as características sociodemográficas é fundamental para o desenvolvimento do seu site, por exemplo. Qual a idade média do seu público? Ele já está acostumado a comprar online? Essas informações fazem diferença na hora de criar seu e-commerce e de definir outros canais de contato.

Mapeie todos os dados e hábitos de consumo do seu público. Não deixe de pesquisar o comportamento de compra dos seus potenciais clientes e os canais que costumam acessar diariamente. O Google e as redes sociais são excelentes fontes de pesquisa. Esses são alguns pontos importantes para que o marketing digital para lojas virtuais gere resultados. Vá bem a fundo nas informações do seu público.

Canais disponíveis

Depois que você conhecer o seu público-alvo, já saberá quais os canais de comunicação utilizar para ficar mais próximo dele e quais estratégias serão adotadas em cada uma delas.

O SEO, por exemplo, é uma estratégia importante e que todas as lojas virtuais precisam adotar. É o meio de fazer com que seu e-commerce seja encontrado nos principais sites de buscas, como o Google, sem precisar pagar nada por isso. E para que funcione, você precisa trazer conteúdos de qualidade e uma boa estratégia é trazer um blog para o seu site.

As redes sociais são ótimas para criar um relacionamento com o seu público. Por isso é importante ter uma comunicação mais próxima. Dessa forma, potenciais clientes que te acompanham nas redes sociais passam a conhecer o seu e-commerce. Ou seja, tráfego qualificado para a sua loja virtual.

Caso você possa investir financeiramente para acelerar ainda mais os resultados do marketing, os resultados podem ser ainda melhores. É claro que manter a busca orgânica, ou seja, quando você recebe visitas de forma gratuita é muito importante, mas conseguir potencializar a sua campanha para atingir ainda mais pessoas pode fazer muita diferença. O Google Ads é uma ótima ferramenta para começar a investir no marketing da sua marca.

 

Foto de Negative Space
Foto de Negative Space

Resultados

Um dos principais passos do marketing digital para lojas virtuais é a análise de resultados. Não adianta colocar tudo o que planeja em prática se não acompanhar o que funcionou e o que não funcionou.

Cada ação realizada, por mais simples que seja, precisa ter um acompanhamento para saber se vale a pena manter, se precisa melhorar algo, se é necessário suspender. Ou seja, marketing sem acompanhamento frequente não tem como trazer bons resultados. Nem todas as ações que colocar em prática darão certo. Então, observar cada etapa minimiza os riscos do que não deu certo e aumenta as chances de otimizar o que realmente funciona.

Análise e consultoria de uma empresa especializada

Para alcançar resultados cada vez melhores no marketing da sua loja virtual é interessante encontrar profissionais especializados. Uma empresa que seja capaz de realizar análises e consultorias para potencializar cada vez mais os resultados da sua marca. Com a experiência que possuem, profissionais especializados são capazes de analisar cada etapa e definir o que é realmente funciona para a sua marca, como a Agência SOFT.

Com esses 5 passos importantes você já pode começar a planejar tudo que precisa ser feito para alcançar os resultados que tanto quer com a sua marca.

E já que agora você aprendeu mais sobre este tema, que tal conhecer Ferramentas do Google para melhorar as vendas do seu E-commerce?

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