No mercado de otimização de lojas virtuais para buscadores há, grosso modo, dois tipos de empresas que se destacam: As Consultorias Especializadas em SEO e as Agências generalistas, aquelas que atendem todos os tipos de demandas, de marketing a desenvolvimento, de lojas virtuais a sistemas.
Neste post, faço uma analogia que surgiu-me nos últimos dias e achei interessante compartilhar com os leitores do Blog da Agência SOFT: Quando você tem um problema de saúde complexo, qual tipo de médico você procura?
As diferenças vão além do nome: A Agência SOFT, por exemplo, é uma Consultoria Especializada em SEO (Otimização para Buscadores) e CRO (Otimização das Vendas – taxa de conversão), apesar de levar “agência” no nome. O mesmo vale para consultorias: São muitas as que levam este nome, mas são agências generalistas. Vamos ao ponto fundamental do artigo:
Clínico Geral ou Especialista?
Quando nos deparamos com um problema de saúde mais grave e complexo, qual tipo de médico procuramos? Os clínicos gerais são os mais indicados para o primeiro mapeamento de uma doença, indicando-nos para os especialistas quando há a necessidade de um tratamento mais específico.
No mundo da tecnologia é semelhante: São muitos os que podem desenvolver um site simples ou criar uma conta de e-mail profissional, mas são os especialistas que cuidam de projetos de lojas virtuais. E, digo mais: São poucos os especialistas que têm experiência suficiente para transformar um simples projeto de e-commerce numa loja virtual de sucesso.
Nesta década as empresas têm se especializado cada vez mais, de forma a garantir o atingimento de metas e resultados muito mais sólidos para os clientes. Já não é mais comum vermos agências generalistas ou empresas “faz-tudo”. Hoje o mercado é mais diversificado e encontram-se soluções sob medida para os diversos tipos de empresas e necessidades.
O papel das Agências generalistas no mercado digital
Ainda no começo do Século XX, as agências generalistas surgiram e despontaram no Brasil em grande quantidade. Junto com elas, centenas de empresas de hospedagem de sites nasceram. O que é normal no mercado, veio a consolidação e neste 2020 poucas das centenas de empresas criadas anteriormente continuam de pé.
Estas agências foram muito importantes para consolidar o mercado de tecnologia no Brasil, uma vez que as soluções ainda não tinham uma precisão específica e buscava-se apenas uma empresa especializada em tecnologia, assim como procuram-se os sobrinhos para se resolverem os problemas informáticos na família.
No início dos anos 2000, estar na internet era um diferencial, muito mais difícil ainda era a possibilidade de se vender um produto online. Já na realidade atual, estar na internet é obrigatório para quase 100% dos negócios, além do fato de que o e-commerce movimenta bilhões anualmente. É imperativo que a maioria dos lojistas tenham no e-commerce um canal de vendas dos seus produtos.
Como funcionam as agências generalistas
Via de regra, as agências generalistas trabalham da seguinte maneira:
- Captam novos clientes através de escritórios muito bem montados e bonitos (nada contra!);
- Vendem soluções que podem compreender uma grande quantidade de soluções em TI: Desde sistemas a marketing digital;
- Contratam mão-de-obra terceirizada para a execução destes projetos, que pode ser: Agências de menor porte, profissionais especializados ou freelancers;
- As agências funcionam como intermediárias entre as solicitações dos clientes e os profissionais que prestam serviços às mesmas.
É comum que os projetos tenham um resultado diverso daquele inicialmente planejado e que levem mais tempo para serem desenvolvidos, pois as solicitações são repassadas aos profissionais que, ao aplicá-las, retornam as mesmas às agências que fazem uma segunda filtragem.
Este modelo permite que as agências tenham um preço final mais baixo do que se tivessem de manter equipes próprias para tratar todas as solicitações dos seus clientes, mas não permitem, por exemplo, um maior nível de especialização nas demandas.
As lojas virtuais demandam especialização
Foi-se o tempo em que agências de pequeno porte que desenvolviam vários tipos de sites e sistemas também se aventuraram na criação de lojas virtuais.
Acompanhei muitos projetos que foram desenvolvidos por empresas generalistas e que ficaram a ver navios quando precisavam de suporte técnico. Normalmente usavam-se sistemas de e-commerce open source que, quando apresentavam alguma dificuldade ou erro, eram ignorados pelos desenvolvedores. Até hoje ainda é relativamente comum deparar-nos com este tipo de situação.
Desde a publicação oficial do Magento em 2008, o mercado de tecnologias para e-commerce tem se consolidado bastante. Hoje já temos muitas empresas que lidam com plataformas proprietárias que despontam como sistemas muito confiáveis e repletos de funcionalidades entre as mais demandadas pelos lojistas no Brasil.
O Marketing Digital como mercado de especialização
Nos últimos 10 anos o marketing digital tem se intensificado por conta do imperativo da presença online: Ou está online ou seu negócio não existe.
Como exemplo, recentemente a loja de departamentos Havan desistiu de abrir o seu IPO na Bolsa de Valores de São Paulo tendo com um dos motivos a baixa avaliação do mercado. Esta baixa avaliação deu-se também pela presença online da Havan (com mais de 150 lojas): Menos de 5% dos resultados gerais da empresa.
O que antes bastava um pequeno conhecimento em tecnologia e alguma experiência prática, hoje exige-se uma formação e estudos contínuos, além de muita dedicação. O marketing digital quebrou-se em diversos segmentos de especialização, entre eles:
SEO (Otimização para melhores posicionamentos em Buscadores), Marketing para Redes Sociais (Facebook Ads), Marketing Pago para Buscadores (Google Ads), Social Marketing (redes sociais), CRO (Otimização de Conversões em Lojas Virtuais), Anúncios via comparadores de preços (Google Shopping), Remarketing (anúncios repetidos para usuários que já acessaram sua loja virtual), Marketplaces (venda de produtos em sites de terceiros), E-mail Marketing, Recuperação de carrinhos abandonados, Ações de Automação (banners, promoções, etc.).
Enfim, um número enorme de ramos de especialização e que, se bem tratados, trazem resultados muito importantes para a sua loja virtual.
Toda esta especialização demanda tempo. E tempo é mais escasso no mundo digital do que dinheiro.
As vantagens de uma Consultoria Especializada para Lojas Virtuais
Ao contrário das agências generalistas, as Consultorias Especializadas possuem maior expertise no ramo de especialização. Além disto, estão acostumadas a trabalhar com as tecnologias envolventes do dia-a-dia do negócio e, quase na totalidade dos casos trabalham com funcionários ou prestadores de serviços fixos.
Já as soluções prestadas por estas consultorias tendem a ser muito mais efetivas e com um nível de investimento / resultado muito mais produtivo. Sabe-se o que dá certo o que não traz tantos resultados. Ao conhecerem as necessidades dos clientes, podem muito mais facilmente traçar um plano de ação com ferramentas e estratégias que efetivamente trarão mais resultados, como o SEM Rush, por exemplo.
Você pode investir R$ 5 mil numa agência generalista e ter ZERO resultados. Ao mesmo tempo, pode investir R$ 20 mil numa consultoria especializada e ter quatro, cinco, dez vezes mais resultados. Não é via de regra, já vi casos em que agências generalistas cobram mais do que consultorias especializadas, no entanto as consultorias que efetivamente trabalham com resultados sólidos costumam demandar mais investimentos.
O mundo tecnológico também evoluiu
As agências generalistas, apesar de ainda existirem, fazem parte de um passado no mundo tecnológico. Cada vez mais as empresas – em especial as lojas virtuais – têm procurado por consultorias especializadas para melhorarem os seus resultados. Ou seja, quando temos um problema ósseo, procuramos um ortopedista e não um psiquiatra.
Com base neste artigo, formalizamos para você o que já é praxe para todos os nossos clientes (antigos e novos):
Desde que a Agência SOFT nasceu, focamos 100% nossos esforços na criação de lojas virtuais, sempre na plataforma Magento. Em paralelo, prestávamos consultoria de SEO para muitos dos nossos clientes, além de nunca termos investido um real sequer em Ads para nós mesmos. Diante disto, nas comemorações de 10 anos da Agência SOFT em 2020 optamos por focar naquilo que fazemos de melhor: Otimização de Lojas Virtuais para que tenham mais vendas através de busca orgânica no Google.
A Agência SOFT, antes uma consultoria especializada em lojas virtuais, hoje é uma consultoria especializada em melhoria dos resultados de busca orgânica para lojas virtuais.
Já éramos especializados, ficamos ainda mais!
Conteúdos adicionais sobre SEO para lojas virtuais
Já que você chegou até aqui – e eu agradeço de coração por ter lido este meu artigo – gostaria de deixar algumas recomendações de conteúdos de SEO que poderão ajudar a sua loja virtual. São eles;
- O que é Marketing Digital e como ele pode ajudar sua loja virtual – https://www.agenciasoft.com.br/marketing-digital/o-que-e-marketing-digital-e-como-ele-pode-ajudar-sua-loja-virtual/
- 5 Dicas de SEO para a sua Loja Virtual – https://www.agenciasoft.com.br/marketing-digital/seo/5-dicas-de-seo-para-sua-loja-virtual/
- 3 Excelentes Dicas de SEO para lojas virtuais – https://www.agenciasoft.com.br/magento/marketing/3-excelentes-dicas-de-seo-para-lojas-virtuais/
As imagens utilizadas neste artigo são de autoria de: CoWomen, Bermix Studio, LYCS Architecture e Arian Darvishi e estão disponíveis via Unsplash.com.
Carlos Zamora
Quase 20 anos de experiência em web e 15 anos de experiência em e-commerce, com foco em Magento (desde 2008) e WooCommerce (Wordpress). Mais de 10 anos de experiência de trabalho diário com SEO.
Ex-palestrante do UOL, especialista na IBM, Banco Real, ABN Amro, Santander e HostDime.com Inc. (EUA) | Trabalha na Agência SOFT a partir de Nelas, Portugal.
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