Dados de 2019 do E-commerce Brasil mostram que o número de lojas virtuais cresceu em em 37% em apenas um ano, chegando a um número próximo de um milhão.
Isso mesmo… Quase um milhão de lojas virtuais apenas no Brasil. Frente a forte concorrência que todos nós enfrentamos em nossos respectivos segmentos, a Internet acaba por se tornar uma aliada valiosa, seja como ferramenta de marketing, seja como divulgação e propagação de valores da marca.
Mas você deve estar se perguntando… Como reforçar a presença online da minha loja virtual se ela é apenas uma em meio a mais de novecentas mil? Não estamos aqui duvidando do potencial de seu negócio ou de sua competência como profissional da área que atua, mas estamos cientes dos desafios que a Internet traz consigo – e uma das maneiras mais eficazes de superá-los é manter um bom posicionamento nos principais buscadores hoje disponíveis, como Google, Bing e Yahoo!.
“E existe uma fórmula mágica para conseguir isso?” Não… Mas existem boas práticas que não apenas melhoram seu posicionamento no Google, como reverberam em resultados satisfatórios para sua loja virtual como um todo.
Vamos entender o que é possível fazer?
Ter uma loja virtual com uma boa estrutura de SEO.
O que é SEO? Resumidamente, desenvolver estratégias de SEO é primordial para manter um bom posicionamento nos buscadores. É a base de toda a estrutura, um dos princípios essenciais do marketing digital.
SEO é a sigla para o termo em inglês Search Engine Optimization, ou Otimização para Mecanismos de Busca. Basicamente, o Google não colocará na primeira página de resultados sites que não ofereçam uma boa experiência de navegação. Logo, se preocupar com determinados elementos que tornem a experiência do usuário memorável chamará a atenção dos mecanismos de busca que, por sua vez, dará prioridade para sua página quando alguma pesquisa relacionada for realizada.
Quer saber mais sobre SEO? Veja o artigo 5 Dicas de SEO para a sua Loja Virtual
Outro ponto importante é a plataforma que hospedará sua loja virtual. Ela precisa ser SEO friendly para garantir o bom posicionamento de seu site no Google. Dentre tantas opções, a que recomendamos aqui é a plataforma open source Magento. Um dos líderes de seu segmento, o Magento hospeda aproximadamente duzentas e cinquenta mil lojas virtuais, dentre elas grandes players como Coca-Cola, Samsung e Burger King. Ideal para pequenos negócios e grandes empresas, o Magento oferece flexibilidade e personalização através de extensões, variedade em formas de pagamento, integração com redes sociais e um dos principais elementos que qualquer loja virtual deve buscar: segurança.
Para mais informações sobre plataformas de e-commerce, leia o nosso artigo Como escolher uma boa Plataforma de E-commerce?
Ter integração com o Schema.org (Microformatos)
Usar o Schema pode ser uma oportunidade de ficar na frente da concorrência. Como? Digamos que o Schema é um facilitador, permitindo uma leitura dos dados de sua página pelos mecanismos de busca. Por dados, entenda: preços, estoque, descrições, fotos, palavras-chave, enfim, toda informação que compõe sua loja virtual.
Ao passar os dados para o Google de uma forma mais organizada, os snippets e resumos da página são mais bem estruturados, o que melhora a interpretação geral do contexto da loja virtual e, como consequência, influencia o ranqueamento da mesma nos resultados das buscas.
Mas o que é o Schema.org?
Trazendo as informações do próprio site, trata-se de uma comunidade colaborativa fundada numa parceria entre Google, Microsoft, Yandex e Yahoo com a missão de criar, manter e divulgar dados bem estruturados na Internet.
Para codificar corretamente o Schema, é necessário compreender a palavra-chave que melhor resume seu negócio. Para isso, basta acessar esse link.
Cuidado na criação do conteúdo de sua loja virtual
Por conteúdo, entenda tudo o que você irá incluir no site, desde um texto institucional explicando a missão e valores de sua empresa, como também os produtos e serviços por ela oferecidos.
Na produção de textos descritivos, valorize os detalhes. Descrições longas são bem vistas pelo algoritmo do Google, que também olha com muito bons olhos textos autênticos e originais. Isso significa que você não deve usar a mesma descrição de outra loja que vende aquele mesmo produto que você, por mais completa e funcional que esteja. Os buscadores identificam o plágio e afetam a colocação da sua loja virtual nas pesquisas. Textos originais sempre, ok?
Exclusividade também é muito bem vista – em parte, por que por ela entende-se uma concorrência menor. Logo, se você está inserido num segmento mais específico, aproveite-se dele para reforçar ainda mais sua presença na Internet. É importante lembrar que a exclusividade aqui não é uma garantia de posições altas no ranking do Google, logo mantenha o exercício de SEO sempre ativo.
Imagens também são muito valiosas, pois complementam a experiência de navegação do usuário. Ciente disso, o Google tende a valorizar empresas que tenham em seu catálogo boas imagens originais. Foque na qualidade e evite utilizar fotos de fontes terceiras; a originalidade aqui garante um bom impulsionamento em SEO, quando aliada a outras boas práticas.
Navegação ágil em qualquer dispositivo
De nada adianta a loja virtual ter ótimas descrições, belas imagens, integração com o schema.org se o carregamento é lento. Os buscadores não destacam páginas lentas por conta da experiência de navegação ruim, o que impacta diretamente a bounce rate (taxa de rejeição, quando usuários entram em seu site, ficam por pouco tempo e não retornam). A plataforma de e-commerce tem relação direta com esse fator, logo reforçamos a atenção e o cuidado nessa escolha.
Sites responsivos também são muito bem vistos pelo Google – logo, dedique-se a criar uma boa versão de sua loja virtual para dispositivos móveis. Setenta e um milhões de brasileiros acessam a Internet pelo celular, e os buscadores reconhecem isso. Navegar pelo celular num site criado apenas para acesso em desktops e notebooks vai além de uma má experiência de navegação – os objetivos do acesso, como a compra de um produto, muitas vezes sequer se concretizam.
Sendo assim, se você não se preocupa com a grande fatia que pode estar perdendo pela falta de integração de sua loja virtual a dispositivos móveis, faça esse esforço em prol do Google. Dessa forma, você garante mais algumas posições nos rankings de pesquisas!
Contrate uma boa consultoria de SEO
Temos aqui um dos pontos mais importantes. Por mais que as dicas dadas até aqui pareçam simples, coloca-las em prática e monitorá-las num acompanhamento constante e analítico requer muito conhecimento, investimento de tempo e utilização de recursos. Sendo assim, se você preza pela sua loja virtual, dê espaço aos profissionais.
Bons consultores em SEO observarão seu e-commerce de uma maneira crítica, colocando em pauta os pontos fortes e os aspectos que exigem melhora. Trabalharão nas mudanças necessárias e colocarão em prática determinados conceitos de marketing digital que você sequer imaginaria que poderiam ser aplicados.
Pela suposta facilidade em lidar com SEO, muitos picaretas estão a disposição, oferecendo serviços milagrosos a preços irrisórios… Mas lembra-se o que dissemos no início da publicação? Não existe fórmula mágica. Desconfie quando o preço não for correspondente ao valor do serviço, pois este é um forte indicativo de falta de preparo, profissionalismo e competência.
Para mais dicas sobre como escolher a consultoria de SEO mais indicada para sua empresa, leia o nosso artigo Como escolher um bom Fornecedor de Marketing Digital para Lojas Virtuais.
No mais, continue nos acompanhamento para mais dicas e boas práticas para e-commerce!
Este artigo foi escrito por Marcus Colz, editor de conteúdo da Agência SOFT.
As imagens utilizadas neste artigo são de autoria de: Christian Wiediger, Benjamin Dada, Markus Spiske e ROBIN WORRALL. Estão disponíveis via Unsplash.
Carlos Zamora
Quase 20 anos de experiência em web e 15 anos de experiência em e-commerce, com foco em Magento (desde 2008) e WooCommerce (Wordpress). Mais de 10 anos de experiência de trabalho diário com SEO.
Ex-palestrante do UOL, especialista na IBM, Banco Real, ABN Amro, Santander e HostDime.com Inc. (EUA) | Trabalha na Agência SOFT a partir de Nelas, Portugal.
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