O marketing digital é um dos grandes pilares que sustentarão seu e-commerce, independente do momento que ele esteja passando. Não adianta de nada investir na qualidade de seus produtos, serviços e atendimento se você não trabalhar também na presença de sua empresa na Internet.
Concluir isso é fácil, e sabemos disso. A questão aqui é pensar no parceiro que você contratará para executar esse serviço. A Internet é um território a se desbravar, com novas tendências surgindo a cada dia, que geram, por sua vez, novas estratégias de divulgação e propagação de mensagens e valores. Encontrar um fornecedor alinhado à essas novidades pode ser desafiador.
Sendo assim, ajudaremos você com essa publicação a escolher um bom fornecedor de marketing digital para sua loja virtual. Traremos os principais pontos a serem considerados e a melhor maneira de dar andamento nos mesmos.
Pronto para mais uma viagem rumo ao sucesso financeiro do seu e-commerce?
SEO – três letrinhas que fazem toda a diferença
Você já ouviu falar no Google, certo? O principal buscador da Internet indexa páginas que são criadas diariamente, a fim de exibí-las como resultados das buscas realizadas pelos usuários. São milhares e milhares de novos endereços, desde blogs pessoais, sites corporativos e lojas virtuais… E quem é que define os sites que aparecerão no topo, e quais ficam mais abaixo nos resultados das buscas? Será que é sorte?
É aí que entra a Search Engine Optimization (SEO), ou Otimização para Buscadores, numa tradução livre. Basicamente, é realizado um estudo para compreender quais informações o Google busca para destacar um ou outro site dentro de um segmento, e trabalha-se nisso para que o posicionamento de determinada página melhore gradativamente.
Hoje, é impensável traçar uma estratégia de marketing digital sem SEO para loja virtual. Logo, é importante buscar por uma empresa que tenha experiência nesse segmento e alinhe essa prática junto das demais.
Mas será que experiência em SEO basta? Não… Outros pontos precisam ser levados em consideração, visto que o número de agências especializadas em SEO tem aumentando de acordo com a procura, dando espaço tanto para empresas competentes como para alguns não tão profissionais também.
Vamos nos aprofundar agora no atendimento?
Atendimento e referências
Proximidade é a palavra-chave, mesmo que não estejamos falando de uma proximidade física. A empresa que você decidir contratar precisa fornecer um canal aberto e transparente para contato, visto que o marketing digital se mostra mutável e adaptado quase que diariamente. O que dava certo ontem, talvez não funcione hoje. O planejamento do mês passado talvez precise passar por alguns ajustes para funcionar no mês que vem.
Burocratizar o atendimento tornará o contato complexo e distante, e abrirá espaço para falhas de comunicação, execução errônea de atividades, demora nos processos de criação e ação e, por fim, retrabalho – e acredito que já ficou claro até aqui que, quando se trata de Internet, não temos tempo a perder, certo? Na Agência SOFT, todos os clientes atendidos em nossos serviços de Setup de SEO e Consultoria de SEO são atendidos pessoalmente por Carlos Zamora, sócio da empresa e especialista em SEO com mais de 10 anos de experiência em e-commerce.
Verifique também se seu atendimento será realizado logo no primeiro momento por um especialista, sem a necessidade de introduzir um atendente nesse ciclo. Reforçando aqui a possibilidade de falhas de comunicação e demoras no atendimento, o que é preferível: falar diretamente com a pessoa que colocará a mão na massa e possui o background necessário para tirar suas dúvidas e fornecer sugestões válidas, ou ter um terceiro elemento para intermediar toda a comunicação, passando suas informações para o especialista e os dados compartilhados pelo especialista para você?
Mas como descobre-se se o atendimento é bom, sem antes ter contratado a empresa? Aqui, podemos usar a mesma estratégia empregada em qualquer outra contratação de serviços: referências e avaliações.
Histórico e relacionamentos
As avaliações de uma empresa podem ser encontradas em diversos lugares, como em suas redes sociais, no próprio Google ou em sites específicos para elogios ou reclamações, como o Reclame Aqui. Além disso, é possível fazer uma busca pelo Google por sites especializados em críticas e notícias do segmento de e-commerce, lojas virtuais e marketing digital. Dependendo da relevância da empresa e da quantidade de clientes que já atendeu, é possível encontrar algumas informações sobre ela através dessas fontes.
Verifique, também, se o fornecedor em potencial divulga uma cartela de clientes já atendidos, ou um espaço no próprio site para manifestações destes. Veja os testemunhos compartilhados e, se possível, entre em contato com as empresas que já solicitaram os serviços do fornecedor que você está pensando em contratar. Muito pode ser absorvido dessa conversa, auxiliando na decisão final.
Por fim, mas não menos importante, verifique dois fatores: tempo de mercado e resultados a apresentar. O tempo de mercado, basicamente, deixa evidente a longevidade da empresa dentro do segmento, e proporciona segurança quanto a credibilidade da mesma – afinal, dificilmente se mantém um negócio duradouro com um atendimento ruim e serviços de qualidade questionável, não é? A Agência SOFT está no mercado – focada em lojas virtuais – desde 1º de Setembro de 2010. Inclusive, conheça a nossa história aqui: https://www.agenciasoft.com.br/sobre-nos/nossa-historia/
Resultados
Já os resultados resumem-se, basicamente, no portfolio da empresa. Vai além de apresentar uma carta de clientes; aqui, mostra-se com um pouco mais de detalhes as necessidades do cliente já atendido, as iniciativas colocadas em prática para supri-las e, por fim, os resultados gerados pelo serviço. É o famoso “colher o que foi plantado”. Isso mostra que a empresa volta suas atenções para um pós-venda satisfatório, e leva em consideração os acertos e erros de serviços anteriores, transformando-os em práticas a se manter e lições aprendidas, respectivamente.
Esperamos que, com as dicas que compartilhamos nessa publicação, você consiga escolher uma empresa que atenda suas necessidades em marketing digital, além da construção consciente e planejada do e-commerce, etapa fundamental do estabelecimento de uma presença satisfatória na Internet.
Post feito pelo editor de conteúdo da Agência SOFT, Marcus Colz.
As fotos utilizadas neste post são de autoria de William Iven, Kaleidico e Austin Distel e estão disponíveis no Unsplash.
Carlos Zamora
Quase 20 anos de experiência em web e 15 anos de experiência em e-commerce, com foco em Magento (desde 2008) e WooCommerce (Wordpress). Mais de 10 anos de experiência de trabalho diário com SEO.
Ex-palestrante do UOL, especialista na IBM, Banco Real, ABN Amro, Santander e HostDime.com Inc. (EUA) | Trabalha na Agência SOFT a partir de Nelas, Portugal.
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