Seja bem vindo à segunda parte da publicação “10 Dicas para ter uma Excelente Loja Virtual”. Nela, dissertamos sobre os pontos básicos que devem ser pensados por qualquer empresa, independente do segmento ou do porte, para ter um e-commerce rentável e longevo.
Na primeira parte, exploramos os seguintes pontos:
1 – Pesquisar o mercado: entender o seu segmento, concorrência, clientes, praça, preços.
2 – Conhecer os consumidores: entender o perfil do seu público-alvo.
3 – Escolher a plataforma: buscar a plataforma que atenda suas necessidades.
4 – Escolher bem a agência: critério na escolha do parceiro que irá auxiliá-lo nessa jornada.
5 – Ter um layout acessível por smartphones: layouts responsivos aumentam seu alcance.
Se quiser conferir cada uma das dicas com mais detalhes e aprofundamento, basta clicar aqui e acessar a primeira parte. Se já o fez, vamos para a parte dois? Agora, traremos mais cinco dicas essenciais para uma excelente loja virtual. Pronto?!
6 – Transparência nas formas de pagamento.
Perceba que nossas orientações contemplam todas as etapas da compra, desde à busca pela loja, o primeiro contato, a disposição dos produtos ou serviços, o atendimento, o conhecimento do mercado para precificação e, agora, o momento em que a efetivação da compra está praticamente completa. Um fator importantíssimo e que pode impactar a decisão de seu cliente é a forma de pagamento disponível.
Imagine, por exemplo, se sua loja virtual não possuir um sistema de boletos, oferecendo apenas o cartão de crédito como opção. Dessa maneira, você deixa de atender os clientes que não possuem cartão de crédito – e o contrário também pode acontecer, ou seja, clientes que preferem o pagamento por boleto bancário por conta de uma suposta anonimidade (que também acontece com o cartão de crédito, mas compreendemos que algumas pessoas tenham receio de passar essas informações para efetuar uma compra).
Você atenderá clientes que preferem comprar a vista, outros que preferem as famosas “suaves parcelinhas”. Logo, quanto mais opções de pagamento você oferecer, maior será o alcance do seu e-commerce. Apenas tome cuidado com a transparência neste momento, explicando detalhadamente o processo de cobrança, a tecnologia em torno da transação, a proteção dos dados, dentre outros.
7 – Ter boas opções de frete.
Quanto ao envio, temos aqui alguns pontos importantes. Certos clientes preferirão pagar mais para receber o produto mais rápido, enquanto outros não terão pressa e preferirão optar pelas condições mais vantajosas financeiramente, encontrando num eventual frete grátis a oportunidade ideal para fazer a compra. Logo, pense bem sobre os fretes que serão oferecidos. Considere a possibilidade da isenção do frete em algumas regiões ou para compras acima de determinados valores, e acompanhe sempre o desempenho dos serviços responsáveis pelo envio, visto que a má experiência causada por um atraso dificilmente cairá sobre o prestador, sendo a própria loja virtual a responsável por lidar com o problema a fim de revertê-lo.
Logo, se os Correios estão deixando a desejar, verifique a possibilidade de trabalhar com uma transportadora – e, se não encontrar outras alternativas fora os Correios, trabalhe com prazos maiores quando perceber que as entregas estão sofrendo atrasos por conta dos processos internos da organização. É a maneira mais segura e transparente de informar todas as condições da compra antes da mesma se concretizar. Se a entrega atrasar, levará um tempo similar ao prazo informado. Caso não atrase, você terá um cliente satisfeito, sentindo-se especial por ter recebido sua encomenda antes do prazo estipulado.
8 – Fazer um bom marketing digital.
Já falamos sobre isso em outra oportunidade, mas é importante reforçar: o marketing digital é fundamental para o sucesso da sua empresa na Internet. É através dele que serão traçadas estratégias que envolvam um maior alcance da sua loja virtual, o estabelecimento da sua marca como referência no segmento em que está inserida, a divulgação dos produtos e serviços disponíveis, dentre outros.
Esse ponto está diretamente ligado com um estudo do mercado (conforme explicamos na primeira dica) e o conhecimento do público-alvo (também melhor explorado anteriormente, na dica número dois). Sem essas informações, é impossível estabelecer uma boa estratégia de marketing digital. Logo, estruture-a com informações relevantes antes de colocá-la em prática. Dessa forma, você preza pela eficiência da estratégia e evita perda desnecessária de dinheiro.
Alguns pontos importantes e ferramentas para se trabalhar através do marketing digital são:
– Redes sociais: conteúdos virais têm transformado a relevância de determinadas empresas, e os mesmos se formam e propagam-se nas redes sociais. É uma das maneiras mais orgânicas de alcance de público, visto que dificilmente curtirão sua página no Facebook ou a seguirão no Instagram e LinkedIn com uma intenção primária de compra; aqui, ocorre o reconhecimento de valores considerados indispensáveis pelo cliente para um posterior interesse em conhecer a empresa em questão.
– Google Ads: O AdWords é a plataforma de publicidade do Google. Através deste serviço, anúncios são exibidos para em forma de links patrocinados quando alguém realiza uma busca, seja por meio de computadores ou smartphones. Trata-se de uma forma mais direta de atrair um cliente que já tem uma intenção de compra, e utiliza dos buscadores para procurar pela empresa que trará as melhores condições para a efetivação da mesma.
Falando em buscadores, outra estratégia vital para marketing digital é a Search Engine Optimization (SEO), ou Otimização para Buscadores, que será explorada na próxima dica.
9 – Ter uma boa configuração e otimização de SEO.
Sabe aqueles sites que aparecem no topo de uma pesquisa feita pelo Google, sem o aviso de “link patrocinado”? Eles estão com o SEO em dia, e trazem consigo um conteúdo considerado valioso pelo Google. Como recompensa, esses sites adquirem mais relevância nos resultados das buscas e aparecem primeiro.
Diversas estratégias podem ser colocadas em prática para o desenvolvimento do SEO, como elaboração de estratégias envolvendo palavras-chaves, produção de conteúdo relevante (como este que você está lendo agora), evitar a cópia de conteúdo, agregar valor e profundidade ao conteúdo produzido, conquistar links externos de qualidade, proporcionar o bom funcionamento dos links internos (por exemplo, uma página do seu site linkar outra página que também pertença ao seu site), dentre outros.
Ficou muito confuso? Por isso recomendamos a contratação de um parceiro especializado e alinhado com as tendências em SEO para o bom desenvolvimento do marketing digital de seu e-commerce.
10 – Atender bem o cliente e incentivar uma nova compra.
Já ouviu dizer que muitos clientes chegam pelo preço e ficam pelo atendimento? Isso é verdade e, por mais que seja mais aplicado em lojas físicas, um bom atendimento no ambiente virtual faz toda a diferença.
Se o seu e-commerce oferece opções variadas de atendimento (e preferencialmente instantâneas, visto que ninguém gosta de preencher formulários de contato), reforça a aproximação com seu público-alvo, o acolhimento de seu cliente e uma identificação mais estruturada do público com o seu negócio, gerando uma fidelidade que proporcionará até mesmo um novo tipo de estratégia, que não vise necessariamente o preço.
Lembre-se, porém, que o atendimento não é tudo; se você atender bem e o frete atrasar, dificilmente uma nova compra será feita. Entretanto, a tratativa em torno desse problema pode, também, fidelizar o cliente. A diferença aqui é enxergar toda situação de atendimento como oportunidade, seja antes da efetivação de uma venda, através do esclarecimento de dúvidas, durante a compra ou no pós-venda.
As dicas compartilhadas aqui reforçam práticas básicas e necessárias para qualquer loja virtual. Logo, caso tenha alguma sugestão de aplicação ou dúvidas, compartilhe com nossa comunidade através da seção de comentários!
Artigo escrito pelo editor de conteúdo da Agência SOFT, Marcus Colz.
As imagens incluídas neste artigo são de autoria de Blake Wisz, Artem Beliaikin, Bench Accounting e Nathana Rebouças e estão disponíveis via Unsplash.
Carlos Zamora
Quase 20 anos de experiência em web e 15 anos de experiência em e-commerce, com foco em Magento (desde 2008) e WooCommerce (Wordpress). Mais de 10 anos de experiência de trabalho diário com SEO.
Ex-palestrante do UOL, especialista na IBM, Banco Real, ABN Amro, Santander e HostDime.com Inc. (EUA) | Trabalha na Agência SOFT a partir de Nelas, Portugal.
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