Smartphones são o principal meio de acesso à Internet no país. Não somos nós, contudo, que afirmamos isso; os dados são do IBGE. Sendo assim, ter uma loja virtual responsiva é muito importante para qualquer empresa que queira se destacar em meio à forte concorrência.
Enquanto o uso de computadores para acesso à Internet caiu de 56,6% para 50,7%, o celular atinge a incrível marca de 98,1% em 2018. Sendo assim, não ter uma loja virtual preparada para receber esse público pode atrapalhar suas vendas e até comprometer o seu negócio.
Não sabe do que estamos falando? Vamos explicar a seguir.
O que é uma loja virtual responsiva?
Você já experimentou carregar no celular um site desenvolvido para abrir corretamente apenas em computadores? É frustrante! Além dos problemas com diagramação, o que obriga o uso excessivo de barras de rolagem, o site sequer carrega por inteiro. Um elemento ou outro é alvo de erros, botões não funcionam direito, dentre outros problemas.
Se o site que você visita não carrega direito, qual o resultado? Primeiramente, você abandona a página. Em segundo lugar, deixa de indicá-la para quem conhece. Se a tal página pertencer a uma empresa, o problema é ainda maior: além da perda de vendas, há também a queda da reputação da loja.
A loja, portando, fatura menos e tem uma mídia negativa. Não são bons aliados para o crescimento bem como o funcionamento de uma empresa, não é? Bem, já que estamos alinhados com isso, e sabemos que 98,1% do acesso à Internet provém de celulares, do que precisamos?
De um layout que se adapta para PCs e smartphones! É daí que vêm o termo responsivo: onde quer que o site seja acessado, carregará corretamente. É como se o mesmo tivesse diversas versões disponíveis, que carregam de acordo do instrumento usado para o acesso.
O que lojas virtuais responsivas precisam?
De antemão, velocidade. Usuários tendem a abandonar páginas que levam mais de três segundos para carregar. O Google, por sua vez, é ainda mais exigente: se o carregamento é superior a dois segundos, ocorre a penalização de SEO (otimização de mecanismos de busca).
Para quem não se lembra, SEO indica o quão bem posicionado um site aparece nos resultados das pesquisas feitas em páginas de busca. O Google é, sem dúvida, a mais relevante dentre elas, com 5,5 bilhões de buscas por dia (mais de 63.000 buscas por segundo). Por isso, determina o que os sites devem trazer para seus usuários para, assim, serem “premiados” com um bom posicionamento.
Páginas que aparecem no topo dos resultados são mais acessadas – e lojas virtuais responsivas são bonificadas nesse sentido. Aliás, na situação atual, não podemos nem dizer que design responsivos sejam um “bônus”… É quase mandatório para quem deseja crescer na Internet.
Voltando a falar de velocidade, não basta ter um site ágil apenas em conexões por cabo e wi-fi. Boa parte do acesso à Internet é feito por 3G ou 4G, ainda mais com os planos que as empresas de telefonia oferecem hoje. Sendo assim, procure garantir que o site carregue rápido em qualquer tipo de conexão, para não sofrer nenhuma penalidade – seja do Google ou do público em geral.
Dentre as vantagens de ter uma loja virtual responsiva, podemos destacar:
- Melhor SEO (ainda que esse não seja o único critério);
- Estar pronto para receber o fluxo de clientes advindo dos dispositivos móveis;
- Mais possibilidades de vender e, com isso, mais dinheiro;
Mas… Como garantir que a loja virtual responsiva será montada corretamente? Para atender todos os critérios que elencamos acima, só com um parceiro compromissado com a qualidade.
É aqui que a SOFT pode te ajudar.
O diferencial de uma boa consultoria para sua loja virtual
Empresas como a SOFT já trabalham com a evolução de SEO, o SEO UX. Por UX, entenda “user experience” ou experiência de usuário. Cada vez mais, o mercado se preocupa em proporcionar uma boa experiência, e não só preços competitivos e produtos ou serviços de qualidade (ainda que tudo isso seja, também, fundamental).
Por UX, entendemos toda a resposta de um usuário ao usar um produto, serviço ou tecnologia. Para sites, isso se adapta às percepções do cliente ao acessá-lo. O site é veloz? Carrega direito? Tem os produtos que eu quero? Traz os preços que cabem no meu bolso? Isso e muito mais influencia a decisão do cliente em comprar com a sua empresa.
Na prática, se a SOFT acessa seu e-commerce e percebe que o mesmo não é responsivo, encaminha essa percepção para você e propõe a mudança: um design que se adapte também à smartphones.
No geral, tudo que pode ser melhorado sob o olhar de SEO UX é percebido, junto de um plano de ação para solucionar a questão. Sendo assim, estar alinhado aos conceitos de SEO UX é, também, ter um site responsivo.
Outro aliado da SOFT na consultoria é o Google Test My Site. É uma ferramenta que testa a velocidade do site e sua usabilidade em smartphones. Logo, ela atua diretamente em tudo que classificamos como importante em qualquer página na Internet.
Você imaginava o quão importante era ter uma loja virtual responsiva? Será que a sua empresa já está alinhada com essa tendência? Conte conosco para auxiliá-lo nessa jornada e continue acompanhando nosso blog para mais dicas!
Carlos Zamora
Quase 20 anos de experiência em web e 15 anos de experiência em e-commerce, com foco em Magento (desde 2008) e WooCommerce (Wordpress). Mais de 10 anos de experiência de trabalho diário com SEO.
Ex-palestrante do UOL, especialista na IBM, Banco Real, ABN Amro, Santander e HostDime.com Inc. (EUA) | Trabalha na Agência SOFT a partir de Nelas, Portugal.
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