Todos os dias novas empresas são criadas e novos perfis de lojas virtuais surgem nas redes sociais. Afinal, não precisa de nenhum investimento inicial, basta um celular, criatividade, fotos e pronto. Mas qual empresa não gostaria de aparecer nas páginas de busca do Google? Afinal, essa é uma oportunidade de atingir um número maior de pessoas. O grande problema é que ter só um perfil no Instagram, Tik Tok ou Facebook não fará a sua loja virtual ser reconhecida pelo Google. É preciso ter um blog para loja virtual.
O blog é uma estratégia para criar autoridade para sua loja virtual diante do Google e ter a chance de aparecer na primeira página de busca. Além disso, o seu site terá reconhecimento do público. Afinal, quem não confia nas indicações do Google? Sempre clicamos nos primeiros links que aparecem na pesquisa. E se você quer ter a oportunidade de acessarem o seu site por recomendação do Google, já se prepara que separamos 5 motivos para criar um blog para loja virtual.
1- É preciso ter conteúdo e não apenas produto
O Google precisa saber que a sua marca não está ali só para vender, mas que se importa com o usuário. Por isso, é preciso criar um blog com conteúdos de valor dentro do seu site da loja. Ou seja, o cliente pesquisa no Google e encontra um conteúdo do seu blog, mas, caso ele goste, ele pode visitar a sua loja virtual também. Além disso, o seu site ganha reconhecimento do público pelos conteúdos divulgados.
Os artigos precisam ser pensados estrategicamente com técnicas de SEO para loja virtual. Além disso, uma boa pesquisa de palavras-chaves é essencial, para saber quais são as melhores para incluir nos conteúdos do seu blog. O objetivo é aumentar as chances do seu site ter um bom rankeamento no Google.
2- O blog para loja virtual transforma usuários em compradores
O usuário pode procurar alguma informação no Google sobre determinado assunto, mas ainda não sabe como resolver aquele problema. De repente o seu blog é uma das primeiras indicações do Google. O usuário clica para entender melhor sobre aquele assunto e como ele pode resolver. E ele encontra todas as respostas no seu blog.
Com isso, ele fecha a página e pronto. Mas acontece que ele não esquece você. Depois ele volta no seu site e vai direto para sua aba de produtos. Afinal, ele já encontrou as respostas no seu blog para loja virtual e agora ele só vai passar o cartão.
O potencial cliente pode até não comprar naquele momento que ele leu o conteúdo, mas o problema dele continua ali. Afinal, não comprou o produto que é a solução para ele. Ou seja, ele ainda quer resolver. E quando ele for “comprar” a solução, não vai procurar uma loja desconhecida. Ele retorna na loja que explicou com toda clareza como ele resolve aquele problema. E adivinha? É a sua loja virtual.
3- Chance de ter o seu site mencionado em outra página da internet
Você pode fazer parcerias com outros sites para trocarem indicações através de posts. Ou seja, em um conteúdo do seu blog você cita o site deste parceiro. Então, quem acessar a sua página pode clicar no link que você indicou e será direcionado para o site do parceiro. E ele fará a mesma coisa que você. Vocês acabam dividindo a audiência. A dele pode vir para o seu site e a sua para o site dele. Essa é uma estratégia de SEO para loja virtual que funciona bastante, quando bem feita.
É preciso ter cuidado para não exagerar na indicação, porque o Google pode punir. Além disso, não esqueça que o assunto de um precisa complementar o do outro. Afinal, não faz sentido trocarem indicações se o público dos dois é totalmente diferente.
4- O blog para loja virtual cria relacionamento com o público
O blog para loja virtual que vai se relacionar com o público. Trazer conteúdos constantes faz com que você não saia da mente das pessoas. É abordar assuntos interessantes de forma profunda. Afinal, quem acompanha um blog não quer ler apenas cinco parágrafos. O público já espera mais. Ele espera detalhes e quer entrar naquela conversa junto com você. E no final, ele vai deixar o comentário dele e espera a sua resposta.
Nas redes sociais as pessoas estão com pressa. É difícil alguém ter paciência para ler posts enormes. O Instagram, por exemplo, tem um limite para a legenda na foto. Ou seja, ele já diz para você que ali não é lugar para aprofundar nenhum assunto. Os posts no Facebook quase não são lidos.
No blog a informação é completa. Dessa forma, fica muito mais fácil para o público dos seus conteúdos comprarem de você. Ele se relaciona com você. Ele não vai comprar de outra pessoa.
5- O blog conquista resultado mais rápido do que site com produtos
Quando publica conteúdos no blog para loja virtual com objetivo de ajudar o usuário, é muito mais rápido conseguir um bom resultado no site de busca. O Google valoriza muito os sites que pensam no usuário e ainda trazem conteúdos de valor. Ou seja, só propagando do seu produto não chama atenção do Google.
Com esses 5 motivos, já ficou claro que o blog é essencial para o sucesso da loja virtual no Google. É importante que use boas estratégias de SEO para loja virtual. Chegou a hora de colocar em prática!
Artigo feito em parceria com a jornalista Laís Barreto. Todas as fotos deste artigo estão disponíveis via @Pexels.
Carlos Zamora
Quase 20 anos de experiência em web e 15 anos de experiência em e-commerce, com foco em Magento (desde 2008) e WooCommerce (Wordpress). Mais de 10 anos de experiência de trabalho diário com SEO.
Ex-palestrante do UOL, especialista na IBM, Banco Real, ABN Amro, Santander e HostDime.com Inc. (EUA) | Trabalha na Agência SOFT a partir de Nelas, Portugal.
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