Sabemos que o SEO para loja virtual é indispensável. Ser notado na Internet em meio à tanta competição fica bem complicado sem a devida otimização dos motores de busca como Google e Bing.
Portanto, para dar conta dessa demanda, diversas agências tem focado seus esforços na consultoria em SEO. Essa consultoria permite verificar o que funciona no e-commerce, bem como o que precisa melhorar, dentre outros. É importante frisar que não se trata de uma relação de curto prazo; os resultados tendem a vir com o tempo.
Sendo assim, a parceria entre contratante e consultoria deve ser longeva pelo bem da loja virtual. Para tal, é preciso buscar alguns elementos básicos que toda agência deve oferecer. Caso contrário, o resultado pode se mostrar inverso ao que se espera.
Logo, que tal aprender o que devemos buscar em uma agência que presta consultoria para SEO?
SEO para loja virtual: Por que uma consultoria ruim pode atrapalhar?
O SEO para lojas virtuais deve elevar as chances de encontrá-la nos buscadores, certo? Isso significa que um serviço abaixo do esperado pode atrapalhar?
A resposta é: sim. Isso porque, da mesma maneira que o Google premia sites alinhados com os valores de SEO, a tendência é que o inverso ocorra com aqueles que não oferecem uma boa experiência. Dessa forma, a penalidade acontece.
E como essa penalidade é aplicada na prática? Bem, primeiramente, vamos entender o que um site com SEO em dia apresenta: no geral, uma boa experiência para quem o acessa. Por isso, entendemos:
- navegação segura;
- layout organizado e intuitivo;
- links que facilitam a navegação no site;
- rápido carregamento do conteúdo;
- conteúdo de valor, que agregue ao usuário que o acessa;
- compatibilidade com dispositivos variados (computadores, tablets, smartphones, etc).
Se o site fere algum dos princípios elencados acima, o Google não irá listá-lo como resultado de suas buscas. É o mesmo que fazer uma propaganda de algo ruim… Ninguém quer ser responsável por ser a ponte entre o cliente e uma experiência negativa. Logo, a penalidade se concretiza e os sites da concorrência tendem a ter mais destaque, fazendo a loja virtual penalizada perder acessos, vendas e dinheiro.
Diversas estratégias podem ser colocadas em prática para alavancar o SEO de uma página. Dentre elas, destacamos, por exemplo:
- produção de conteúdo original, sem plágios;
- links relevantes e funcionais;
- carregamento rápido através de arquivos adequados à web;
- uso de keywords (palavras-chaves) que tenham relação com o conteúdo;
- uso de designs e layouts responsivos;
- aquisição de certificados SSL, priorizando uma navegação segura;
- incentivar a permanência na página, evitando assim uma alta taxa de rejeição;
- divulgação dos links da sua loja virtual por influenciadores e sites que tenham alta taxa de autoridade para o Google.
Mas e a agência? Como saber se ela está pronta para dar conta de tantas tarefas?
O que a consultoria em SEO para lojas virtuais deve oferecer?
Descobrir a credibilidade de um parceiro antes de contratá-lo parece ser uma tarefa impossível, não é? Concordamos que pode ser bem difícil, mas reforçamos: é possível! E com as dicas que vamos apresentar abaixo, fica ainda mais fácil evitar riscos com uma parceria infrutífera.
Os primeiros valores que qualquer empresa deve ter são honestidade e comprometimento. Reconhecer sua própria especialização e mostrá-la ao cliente, sem melindres, é o mínimo que esperamos. Logo, busque por parceiros que o façam. Como? Bem, normalmente, as agências possuem um espaço em seus sites para opiniões, compartilhamento de experiências de clientes, dentre outros.
Busque por esses clientes. Não tenha medo de ligar para eles a fim de confirmar se o serviço prestado pela agência foi positivo. É sobre o SEO para a sua loja virtual que estamos falando. Se precaver é necessário!
Outro ponto importante: tempo de mercado. Podemos dizer que é um consenso aliar tempo de mercado a um bom serviço, certo? Logo, tente descobrir há quanto tempo a agência está na ativa – não só seu tempo de existência, mas naquela atividade que está prestando. É comum encontrar empresas focadas num segmento que decidem mudar o campo de atuação com o passar dos anos. Sendo assim, diferenciar um do outro é importante!
Para saber o tempo de existência, veja no Registro.br (em Whois) há quantos anos o domínio está registrado. Para o foco na atividade em questão, tente buscar por conteúdos mais antigos no blog da agência ou em redes sociais.
Se até aqui, você não encontrou relatos de clientes, uma relação de clientes já atendidos, um blog próprio ou compartilhamento de conteúdo de valor em alguma rede social, desconfie. Mas temos alguns outros pontos, e vamos destacá-los a seguir.
Primeiro contato com a agência: o que devemos considerar ao conhecê-la?
Você ligou para a agência ou enviou um e-mail. A primeira etapa da relação foi iniciada, e agora podemos conhecer alguns outros fundamentos da consultoria. Em que devemos prestar atenção, essencialmente?
Primeiramente, o atendimento. Como você foi recebido? Qual a linguagem utilizada? Como a pessoa se identificou? Ela demonstrou conhecimento e credibilidade em sua fala? Não tem problema nenhum no atendente tentar firmar a parceria logo no primeiro contato, mas preste atenção em como ele faz isso.
Ah, e falando no atendente, ele se identifica como um especialista em SEO? Ou, pelo contrário, é simplesmente uma pessoa responsável pelo primeiro atendimento? O contato inicial já com o profissional que trabalhará junto com você no SEO para loja virtual deve ser valorizado – e se este for o mesmo profissional responsável pelo pós-venda, melhor ainda! Como descobrir isso? Ora, pergunte!
De antemão, não comece qualquer tipo de parceria sem um contrato. Pode parecer exagero, mas só através do contrato é possível garantir que tudo o que foi prometido no início do atendimento será cumprido. Por exemplo, lembra-se quando dissemos que não tem problema o atendente tentar fechar a parceria logo no primeiro contato? De fato, não tem, mas quando ele promete algo que não pode cumprir depois, aí é sua loja virtual que acaba sofrendo com isso.
Por fim, mas não menos importante, confirme se a agência emite notas fiscais. A sonegação de impostos prejudica a todos, pois é o país quem sofre com a mesma. Além disso, uma empresa comprometida com seus deveres fiscais mostra-se séria e reforça o comprometimento e competência que citamos no início da publicação.
A nota fiscal é a forma mais segura de firmar, junto do contrato, a parceria comercial. É através dela que se prova a prestação de serviço e qualquer tipo de reivindicação posterior.
Concluindo, um bom SEO para loja virtual está ligado com a competência da agência!
Os valores da consultoria de SEO para loja virtual tem relação direta com a qualidade de seus serviços. Uma empresa focada em treinamento dos colaboradores, busca por conhecimento, excelência em atendimento e qualidade tende a prestar um bom trabalho.
Compartilhe conosco se você já teve alguma experiência com agências, e o quão positivas ou negativas as mesmas foram. No mais, contribua com a comunidade da SOFT através da seção de comentários. Mande perguntas, bem como sugestões, impressões, dentre outros. Ficaremos felizes em estreitar o contato com você!
Carlos Zamora
Quase 20 anos de experiência em web e 15 anos de experiência em e-commerce, com foco em Magento (desde 2008) e WooCommerce (Wordpress). Mais de 10 anos de experiência de trabalho diário com SEO.
Ex-palestrante do UOL, especialista na IBM, Banco Real, ABN Amro, Santander e HostDime.com Inc. (EUA) | Trabalha na Agência SOFT a partir de Nelas, Portugal.
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