A compra por smarpthones em lojas virtuais já é mais do que realidade. Temos os nossos smartphones à nossa disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana. Não precisamos estar sentados em uma cadeira de frente para um computador: A compra está ali às nossas mãos, a alguns toques de distância do cartão de crédito dos nossos clientes.
Mais a frente neste artigo, trarei para você a análise de alguns casos de clientes da Agência SOFT e da influência do acesso e conversão mobile em diferentes tipos de segmentos, com diferentes plataformas.
O Avanço dos Smartphones no E-commerce
Um estudo produzido pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) em conjunt com o SPC Brasil mostrou que 86% das pessoas que estiveram conectadas nos últimos 12 meses fizeram ao menos uma compra, sendo que 67% delas utilizaram um smartphone para concluir o pedido, seguidos em 39% dos notebooks e outros 39% para os desktops (os números não correspondem a 100%, pois uma mesma pessoa pode ter concluído mais de uma compra em um dispositivo diferente).
“Com a evolução da tecnologia, comprar pelo celular ficará cada vez mais fácil. O próprio varejo tem pela frente um enorme potencial de desenvolver produtos personalizados e experiências customizadas para esse consumidor”, destacou Roque Pellizzaro Junior, presidente do SPC Brasil.
O estudo também apurou que, em média, cada consumidor comprou 7 vezes no período de 12 meses, sendo mais de uma compra a cada dois meses, o que mostra o potencial de fidelização e periodicidade de compra do e-commerce no Brasil.
Os números do Mobile no Brasil
A 30ª Pesquisa Anual de Administração e Uso de Tecnologia da Informação nas Empresas, feita pela FGV-SP em 2019 apurou que há no Brasil mais de 230 milhões de smartphones em uso. Temos a informação, então, que há mais de um smartphone para cada morador do Brasil.
Estes números mostram a tendência de conexão, visto que há números cada vez mais crescentes de domicílios que não possuem computadores ou notebooks, sequer acesso a telefonia fixa. Por meio de smartphones as pessoas conectam-se a redes sociais, interagem com parentes e estão disponíveis para comprar cada vez mais produtos.
No Século XXI o acesso a rede bancária e a cartões de crédito tem sido cada vez mais abrangente no Brasil, adicionando ao fato de que Casas Lotéricas possuem uma grande capilaridade e estão espalhadas pelo país, permitindo compras com pagamento por depósito bancário (Caixa) ou pagamento de boletos bancários.
A pesquisa Global Consumer Insights 2019 conduzida pela PwC mostrou que no ano de 2019 mais de 50% dos consumidores brasileiros com smartphones fizeram pelo menos uma compra mensal através dos aparelhos, evidenciando a periodicidade e a rotina de utilização dos dispositivos móveis para comprar na internet.
Alguns dados de lojas virtuais reais
Analisando alguns dados de clientes reais da Agência SOFT (mas sem publicar os dados oficias, apenas aproximados) mostram-nos um avanço significativo não apenas os acessos mobile, como também a compra através destes dispositivos móveis.
Uma loja virtual do segmento de Casa e Decoração e que é cliente de SEO da Agência SOFT mostra dados muito interessantes: No mês de Janeiro de 2014 a loja virtual teve 12.000 visitas, sendo 87% destas através de computadores, 12% via tablets e pouco menos de 1% através de smartphones.
A mesma loja virtual em Janeiro de 2017 apresentou 26.000 visitas, sendo 47% via computadores, 7% via tablets e 46% via smartphones, um aumento de quase 300% em comparação a 2014. Já em Janeiro de 2020 foram 64.000 visitas, das quais 27% via desktops, 1% via tablets e espantosos 72% via mobile.
Outro cliente do mesmo segmento teve em Janeiro de 2020 mais de 60.000 visitas, sendo 75% delas oriundas de acessos por smartphones. Já um cliente do setor erótico teve mais de 10.000 visitas com 74% de acessos por smartphones.
A realidade mostra que os acessos mobile já representam 3 em cada 4 visitas às lojas virtuais, então fica a pergunta:
Sua loja virtual está preparada?
Você deve se certificar junto a plataforma que atende a sua loja virtual e junto aos desenvolvedores se o seu e-commerce está preparado para receber estas visitas mobile. Certifique-se que a navegação e a usabilidade na sua loja virtual são fluidas, permitindo uma rápida compra através de dispositivos móveis.
A facilidade de acesso é um dos principais fatores que espanta os clientes da sua loja virtual por acesso mobile. Então tenha atenção a este ponto.
Foto deste artigo por S O C I A L . C U T disponível via Unsplash
Carlos Zamora
Quase 20 anos de experiência em web e 15 anos de experiência em e-commerce, com foco em Magento (desde 2008) e WooCommerce (Wordpress). Mais de 10 anos de experiência de trabalho diário com SEO.
Ex-palestrante do UOL, especialista na IBM, Banco Real, ABN Amro, Santander e HostDime.com Inc. (EUA) | Trabalha na Agência SOFT a partir de Nelas, Portugal.
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